quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Água

Felizmente, o problema das alterações climáticas decorrentes da poluição atmosférica provocada pelo Homem tem sido abordado com insistência e constitui-se como uma preocupação crescente da agenda política internacional. Mas outro problema tão grave como esse e ainda relegado na penumbra da discussão pública, é o da destruição dos recursos naturais de água potável - o mérito do Dia Mundial da Água, que se comemora hoje, é o de alertar para esta outra questão que exige resolução urgente.
No relatório «Os 10 rios mais em risco a nível mundial», o Fundo Mundial para a Natureza (WWF na sigla inglesa) refere que as barragens, a poluição e as alterações climáticas são factores que concorrem conjugadamente para a morte acelerada de alguns dos maiores rios da Terra, pondo simultaneamente em causa o abastecimento de água e a preservação de espécies de peixes em muitas regiões do globo. Metade dos dez rios mais ameaçados estão na Ásia: o Yangtsé, o Mekong, o Saluen, o Ganges e o Indo; o que não surpreende, por se tratarem de zonas que sofrem das maiores pressões demográficas do planeta. Os restantes cursos de água desta lista negra são o Nilo (África), o Danúbio (Europa), o Murray-Darling (Austrália) e os americanos La Plata e Rio Grande.
E enquanto os rios vão secando, a humanidade continua, paradoxalmente, a... meter água! Até quando?

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

É caso para se dizer que para este peditório já dei... e ainda lá está a funcionar a Estação de Tratamento de Águas Residuais (de nome mais pomposo... ETAR) na Mealhada... bons velhos tempos, esse em que apreciava andar a tratar a "merda" (quimicamente conhecida por CBO) dos outros! :-)

2:17 da tarde  
Blogger morffina said...

Li hoje que 40% dos rios portugueses não têm condições mínimas de qualidade, nem para peixes.
Estamos num bom caminho ...

Abraço
MF

4:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home