terça-feira, março 20, 2007

4 anos de infâmia ou a pocilga de Bush

Faz hoje 4 anos que as primeiras bombas cairam sobre Bagdad e Bush iniciou uma política externa de conversão do mundo numa imensa pocilga.
Muitas diatribes contém este blogue contra o patético presidente estadunidense; em numerosos posts pude lamentar o carácter unipolar que marca a actual (des)ordem mundial, liderada pelo egocentrismo etnocêntrico dos EUA. Mas, felizmente, tenho vasto quórum nesta matéria e agora foi a vez da insuspeita revista «Foreign Policy», na sua última edição, traçar um diagnóstico concludente da pax americana e, concretamente, da imperialista intervenção unilateral, ilegítima e ilegal, dos EUA no Iraque.
Assim, com a guerra começada há 4 anos (a previsão era que durasse 3 semanas!) e muitos milhares de mortos depois, a «Foreign Policy» conclui que, entre outros aspectos:
i) os EUA fizeram do Irão uma potência regional, reforçando a sua influência com a aceleração do nuclear e enchendo os seus cofres com o aumento do preço de petróleo (passou dos 30 dólares, em 2003, para os 80, em 2006), para além de ver eliminados Saddam Hussein e os talibãs afegãos, principais inimigos do Irão;
ii) os terroristas concentraram-se no Iraque, convertendo Moqtada Al-Sadr numa poderosa e influente figura do xiismo, e a Al Qaeda e Bin Laden não só se mantêm vivos como inspiram os novos jihadistas;
iii) e a ONU ficou ferida de morte, demonstrando-se a necessidade de soluções multilaterais; a China é cada vez mais uma potência a crescer na sombra da brincadeira bélica que entretem os norte-americanos e os ditadores árabes viram-se aliviados das pressões democratizadoras.
O planeta de Bush é pior que um atoleiro: é uma imensa pocilga e ninguém denuncia que o ignóbil palerma do Texas é um cowboy mais perigoso que o HIV!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

Faz hoje 4 anos??? Eu sabia que havia de haver algumas coincidências com o Micróbio...

7:36 da tarde  
Blogger morffina said...

Não sei como é que se diz em grego o contrário de vitória (nike)mas penso que será o termo adequado ao "Jorge Silva" americano.

11:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home