quarta-feira, abril 18, 2007

Novas alarvidades

O governo do engenhoso pseudoengenheiro José de Sousa congeminou, via Ministério da Educação, uma iniciativa que tem por objectivo responder aos sofríveis índices de escolarização da lusa estirpe: chama-se «Novas Oportunidades» e procura promover as vantagens da aprendizagem contínua que melhore a qualificação da população, independentemente da idade. Na divulgação de tal iniciativa associaram-se figuras públicas que dão a cara em anúncios publicitários: por exemplo, Carlos Queiroz veicula a ideia de que, se não tivesse estudado, não atingiria o patamar de relevância e sucesso desportivos que conseguiu, surgindo como cortador de relva; e Judite de Sousa aparece como ardina de quiosque, ficcionando ser desprovida das habilitações que, na realidade, a conduziram a uma presumível notoriedade profissional.
Ora, o que o governo transmite aos portugueses é um pressuposto de sucesso e realização pessoal dissociado de imperativos de competência e de estatuto social, que menoriza a importância e a dignidade de profissões úteis no tecido económico e na estrutura das sociedades saídas do modelo industrial de produção, como é a nossa, desqualificando e humilhando-as. Não questiono a importância da promoção da formação e qualificação dos recursos humanos e do incremento da escolaridade nacional, mas lamento que isso se faça à custa de mensagens subliminarmente desprestigiantes de profissões que, apesar do menor grau de habilitações exigível para o seu desempenho, se revestem de uma importância igualmente inquestionável.
Se este governo fosse coerente na acção e íntegro na decisão, este anúncio vergonhoso teria sido chumbado. Mas a incongruência não podia ser maior da parte de um elenco executivo liderado por alguém que, de engenheiro, somente tem a ilegitimidade do título, a vaidade nacional de ter um prefixo antes do nome e a suspeita forte de um canudo irregularmente obtido e fabricado por medida. Assim, qualquer um é engenheiro, valendo mais um papel timbrado de membro de governo do que o mérito de um efectivo e honesto labor discente...
Depois do infeliz «Allgarve», temos um novo eufemismo: antes dizia-se "injustiças"; agora diz-se "novas oportunidades"!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

A sigla desta coisa é NO!

Abraço
MF

1:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home