segunda-feira, novembro 13, 2006

A quadrada estupidez da redonda erudição

Este é um país do faz-de-conta: sob a aparência de que há mudanças e reformas, tudo fica, afinal, na mesma, ou muda até para pior! Mais grave isso se torna porque o confrangedor nacional-porreirismo dos portugueses os faz estarem acomodados e conformados, estáticos, sem reacção perante a idiotice de quem exerce o poder e toma as más decisões.
A Educação é o subsistema em que a evidência desta constatação é inequívoca, com disparates e asneiras a darem lugar a asneiras e disparates ainda maiores. É o caso - não só do absurdo ECD - da introdução, este ano lectivo, de uma «Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário» (TLEBS), que vem substituir a terminologia em uso há decádas. Na nova TLEBS, e para traduzir o ridículo da mesma com um singelo exemplo, os actuais "advérbios de modo" passam a designar-se de "advérbios disjuntos restritivos da verdade da asserção" (!?). Se a imbecilidade e a estupidez provocassem indisposição gástrica, os responsáveis pela Educação e os iluminados de académica cátedra proponentes da TLEBS esgotariam os stocks de guronsan...
Os actuais alunos dos ensinos básico e secundário são, em grande parte, analfabetos funcionais (formatados por um sistema de avaliação permissivo e irrealista) e que, em rigor, não sabem ler nem escrever com correcção gramatical nem ortográfica (só por distracção se chamam estudantes!), e pede-se-lhes agora que memorizem jogos conceptuais com que ilustres e eruditos linguistas se entretêm em patéticas teses de mestrado e de doutoramento.
Quem é responsável político pelo sector educativo até pode ser alguém que "não possui a habilidade, o saber que a sua profissão exige", ou "que, por deformidade orgânica, tem absoluta incapacidade moral"; por mim, chamá-los-ei apenas de "ignorantes" e "cretinos"!

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

... para as PLEBES ou para as ... que os viu nascer!

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home