terça-feira, dezembro 19, 2006

Planeta azul?

Tiveram o infortúnio de ter por habitat o rio Yangtze, o maior da China. Mas a pesca intensiva, o aumento do tráfego fluvial, a construção de gigantescas barragens e as incessantes descargas poluentes de resíduos industriais foram factores mortais que concorreram para tornar irreversível a diminuição de exemplares vivos. Em 1997 ainda conseguiam ser treze; agora... extinguiram-se!
O golfinho branco, ou baiji, existia há 20 milhões de anos. Porém, o homem pôs fim a esta longevidade que, em consequência dos efeitos da sua interferência irresponsável e criminosa no empobrecimento da biodiversidade, certamente ele não atingirá como espécie, dado o modo como cruelmente parasita e destrói os ecossistemas terrestres. Aliás, o Homo sapiens parece ter-se incompatibilizado com a natureza deste planeta, convertendo-se numa entidade estranha ao equilíbrio ecológico da Terra.
O baiji, dócil e gracioso representante da terna e adorável espécie de delfins, terá sido o primeiro mamífero aquático a ser extinto em consequência das actividades humanas.
Procuramos Marte e a Lua, sem cuidar da casa que é, de facto, a nossa. Tornámos a Terra um lugar inóspito até para nós próprios; somos uma aberração suicida que, não duvido, caminho em direcção ao abismo, submetido pela gananciosa voragem da ambição de riqueza. Também o homem se extinguirá. Pena que, para o baiji, já seja demasiado tarde...

Etiquetas: