quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Porcarias

Segundo algumas estimativas fidedignas, uma em cada quatro pessoas é chinesa. Por conseguinte, cerca de 25% da população mundial começou por estes dias a festejar a chegada do Ano do Porco, animal que simboliza a abundância e a fertilidade - será por isso que estamos habituados a que muitos mealheiros tenham a forma de um porco?
Neste canto lusitano, também os portugueses teriam razões de sobra para se associarem ao sínico ritual e aplaudir a aurora do Ano do Porco: do focinho ao rabo, o desgraçado suíno é prato nacional sob diversas formas (couratos, torresmos, febras, bifanas, rojões, cozido, presunto, chouriço, banha, farinheira, alheira, fiambre, orelheira, morcela, mortadela, salpicão, etc.), constituindo um ingrediente fundamental da dieta mediterrânica. Além disso, o porco tem o azar de ser o mamífero cujos órgãos e fisiologia é globalmente mais semelhante aos do homem, o que os transforma em cobaias deste, expondo-os às lâminas cruéis da experiência laboratorial.
Tomara aos desditosos porcos que os cristãos se convertessem ao judaismo ou ao islamismo - religiões que os consideram uma «porcaria» -, diminuindo assim o número dos seus predadores. Por outro lado, há motivos para poupar tão dócil e afável espécie da semântica pejorativa que lhes é atribuída em asserções do tipo "és muito porco!", ou "seus porcalhões!", ou ainda "ver/fazer porcarias"...
Contudo, atendendo às injustiças, tragédias e outros problemas da (des)humanidade, é bem possível que a Terra se esteja a transmutar numa imensa pocilga!
Post Scriptum - Dedico este post ao povo da Bairrada, em geral, e da Mealhada, em particular...

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger morffina said...

"Além disso, o porco tem o azar de ser o mamífero cujos órgãos e fisiologia é globalmente mais semelhante aos do homem, o que os transforma em cobaias deste, expondo-os às lâminas cruéis da experiência laboratorial."

E atrevo-me a acrescentar: "psicologicamente semelhante"

Abraço (oink!)
MF

9:58 da manhã  
Blogger morffina said...

Já agora pergunto, "Porque é que só alguns veículos ostentam na parte de trás: "Transporte de animais vivos"?

10:01 da manhã  
Blogger Ai meu Deus said...

vero e bene trovato.

(Ai meu Deus!)

Abraço.

11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home