sexta-feira, março 23, 2007

A Confraria de São Cifrão

Todos os anos, a revista «Forbes» elabora uma lista actualizada das personalidades com mais dinheiro. Bill Gates é, pelo 13º ano consecutivo, o mais rico (42,2 mil milhões de dólares!) de um rol de fortunas concentradas maioritariamente nos Estados Unidos (415 em 729). Em 2007, são 178 os estreantes, sobretudo indianos, chineses e brasileiros e, entre os repetentes, cerca de dois terços estão mais ricos que em 2006, validando a asserção de que «dinheiro atrai dinheiro».
Por outro lado, a lista deste ano assinala a emergência dos russos, com Roman Abramovich como o mais afortunado de entre eles, os quais devem o seu pecúlio multimilionário à exploração de petróleo, gás, minério e à cumplicidade com o regime de Vladimir Putin. Isto numa Rússia em que 20% da população vive abaixo do limiar de pobreza, onde 800 mil crianças - dados da Unicef - não têm tecto para se abrigar, a esperança média de vida dos homens é de apenas 59 anos e onde fracassou um programa de fornecimento de medicamentos a 8,5 milhões de doentes diabéticos, cancerosos, inválidos e veteranos de guerra esquecidos...
Por cá, Belmiro de Azevedo é o representante luso, que a «Forbes» coloca em 407º lugar: apesar de o patrão da Sonae ter aumentado a sua riqueza em 100 milhões de euros, desceu na lista 57 posições!
Acumulam-se as obscenidades decorrentes do paradigma capitalista e neoliberal, dominante no planeta, abençoadas por São Cifrão e constituídas numa Confraria de um escol que detem o monopólio do dinheiro. Cada vez se acentua mais o fosso entre os poucos que têm muito e os muitos que têm pouco e, por conseguinte, falar de justiça social, igualdade de oportunidades ou democracia num mundo tão assimétrico, equivale a dizer que Robin Wood e Zé do Telhado são criminosos sem remissão!

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

O que não deixa de ser paradoxal é o facto de no meio destas "obscenidades decorrentes do paradigma capitalista e neoliberal" surgirem chineses, cujo regime apregoa precisamente o contrário de tais obscenidades... já para não mencionar o caso de Fidel Castro... e não me admiraria nada se Chavez tb tivesse direito a um lugarzinho nesse reino!

2:31 da tarde  
Anonymous Sem Quorum said...

Meu caro Micróbio:
os regimes chinês, cubano e venezuelano são tb abomináveis. Mas não sei o que pretendes contraditar com tais exemplos: não sou comunista nem capitalista, porque um explora o homem pelo homem e o outro faz o contrário! Ser de esquerda não significa ser necessariamente comunista, ou não sabes isso?
Não podes é negar que o capitalismo é mais global que tais exemplos, mais localizados, donde a comparação ser descabida.
Mas "grazie" pelo comentário e vê se escreves mais frequentemente no teu blog (eu sei q não és prof, mas mesmo assim...) :)
Abraço!

5:35 da tarde  
Blogger miguelmartinezdevesa said...

MIGUEL MARTINEZ DEVESA
MILAGRO 11-VALENCIA-46003-ESPAÑA

EL SR. BELMIRO DE AZEVEDO, ES EL HOMBRE MÁS RICO DE PORTUGAL.
AHORA A AUMENTADO SU CAPITAL EN MÁS DE 100 MILLONES DE EUROS.
HOY ES UNO DE LOS MAS RICOS DEL MUNDO.
YO ME ¿PREGUNTO? ¿COMO A CONSEGUIDO TANTO DINERO?.
"SÍ" LO A HECHO, CON "VICTIMAS" COMO YO, ME DA "PENA,DOLOR Y TRISTEZA".
SOY UN EXTRABAJADOR DE SU GRUPO.
"ORDENO" MI DESPIDO CUANDO "YA"
HABIA "ORDENADO" LA "VENTA" DE LA "FABRICA" QUE TRABAJABA.
"COBRO" 120.000 EUROS POR MI "DESPIDO" PAGADOS POR LA EMPRESA "COMPRADORA".
"ORDENO" Y "MANDO" UNA PERSONA PARA QUE "YO" "FIRMARA" MI "DESPIDO" Y "RENUNCIA" A 120.000 EUROS. ¿VOLUNTARIAMENTE?.
"COSA QUE CONSIGUIO "
PARA ELLO TUVE QUE SER"CHANTAGEADO
EXTORSIONADO,AMENAZADO Y ENGAÑADO CON TRAMPAS Y MENTIRAS".
PROPIO DE PERSONAS SIN ESCRUPULOS
PARA CONSEGUIR "DINERO" COMO SEA Y DE LA FORMA QUE SEA.
RECURRI A LA JUSTICIA Y "NO" PUEDE HACER NADA POR HABER "FIRMADO" "VOLUNTARIO".
PARA MÍ EL SR. BELMIRO DE AZEVEDO
"NO" ES TRIGO LIMPIO.
DE ESTA FORMA ES FACIL GANAR "
"DINERO".
ES CURIOSO QUE EL SR. BELMIRO
VENGA DE FAMILIA HUMILDE Y HOY SEA EL MÁS "RICO" DE PORTUGAL.
ESPERO QUE A SU 69 AÑOS Y A PUNTO DE (RETIRARSE)SEA CAPAZ DE PENSAR EN EL "PAIS" QUE LE DIO LA OPORTUNIDAD DE CONSEGUIR TANTA RIQUEZA Y REPARTA (PARTE) PARA LA GENTE "HUMILDE" QUE TANTO LO NECESITA.
ES CURIOSO EL NUEVO LOGOTIPO DE "SONAE" DICE: HUMANIDAD,
HONESTIDAD,CONFIANZA,TRANSPARENCIA,
CREDIBILIDAD" " DIGNIDAD, HONRADEZ Y JUSTICIA" (SOCIAL).
CONFIO QUE SE LO APLIQUE A SI MISMO.
GRACIAS
ATENTAMENTE
MIGUEL MARTINEZ DEVESA

12:13 da manhã  
Anonymous fidel said...

e que tem a lista da fortune a ver com "Confrarias" e com "São"?

Nada.
Demagogia pura e falsa.

1:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home