sexta-feira, março 23, 2007

A Confraria de São Cifrão

Todos os anos, a revista «Forbes» elabora uma lista actualizada das personalidades com mais dinheiro. Bill Gates é, pelo 13º ano consecutivo, o mais rico (42,2 mil milhões de dólares!) de um rol de fortunas concentradas maioritariamente nos Estados Unidos (415 em 729). Em 2007, são 178 os estreantes, sobretudo indianos, chineses e brasileiros e, entre os repetentes, cerca de dois terços estão mais ricos que em 2006, validando a asserção de que «dinheiro atrai dinheiro».
Por outro lado, a lista deste ano assinala a emergência dos russos, com Roman Abramovich como o mais afortunado de entre eles, os quais devem o seu pecúlio multimilionário à exploração de petróleo, gás, minério e à cumplicidade com o regime de Vladimir Putin. Isto numa Rússia em que 20% da população vive abaixo do limiar de pobreza, onde 800 mil crianças - dados da Unicef - não têm tecto para se abrigar, a esperança média de vida dos homens é de apenas 59 anos e onde fracassou um programa de fornecimento de medicamentos a 8,5 milhões de doentes diabéticos, cancerosos, inválidos e veteranos de guerra esquecidos...
Por cá, Belmiro de Azevedo é o representante luso, que a «Forbes» coloca em 407º lugar: apesar de o patrão da Sonae ter aumentado a sua riqueza em 100 milhões de euros, desceu na lista 57 posições!
Acumulam-se as obscenidades decorrentes do paradigma capitalista e neoliberal, dominante no planeta, abençoadas por São Cifrão e constituídas numa Confraria de um escol que detem o monopólio do dinheiro. Cada vez se acentua mais o fosso entre os poucos que têm muito e os muitos que têm pouco e, por conseguinte, falar de justiça social, igualdade de oportunidades ou democracia num mundo tão assimétrico, equivale a dizer que Robin Wood e Zé do Telhado são criminosos sem remissão!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

O que não deixa de ser paradoxal é o facto de no meio destas "obscenidades decorrentes do paradigma capitalista e neoliberal" surgirem chineses, cujo regime apregoa precisamente o contrário de tais obscenidades... já para não mencionar o caso de Fidel Castro... e não me admiraria nada se Chavez tb tivesse direito a um lugarzinho nesse reino!

2:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Micróbio:
os regimes chinês, cubano e venezuelano são tb abomináveis. Mas não sei o que pretendes contraditar com tais exemplos: não sou comunista nem capitalista, porque um explora o homem pelo homem e o outro faz o contrário! Ser de esquerda não significa ser necessariamente comunista, ou não sabes isso?
Não podes é negar que o capitalismo é mais global que tais exemplos, mais localizados, donde a comparação ser descabida.
Mas "grazie" pelo comentário e vê se escreves mais frequentemente no teu blog (eu sei q não és prof, mas mesmo assim...) :)
Abraço!

5:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e que tem a lista da fortune a ver com "Confrarias" e com "São"?

Nada.
Demagogia pura e falsa.

1:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home