segunda-feira, maio 07, 2007

Dodot subsidia patronato?

A denúncia partiu da Central Unitária de Trabalhadores do Chile: a cadeia chilena de supermercados «Santa Isabel» obriga as suas operadoras de caixa a usar fraldas, pois o seu horário de trabalho não contempla pausas que permitam ir aos sanitários.
Por cá, sabemos que há empresas fabris, sobretudo do sector têxtil, que controlam com rigor matemático o acesso e as permanências nos sanitários. E num passado recente, nos anos 90, ficou célebre o caso da operária de uma fábrica em São João da Madeira, que urinou sobre a máquina onde trabalhava, em virtude de lhe ter sido negada a autorização para ir fazer as líquidas necessidades.
O mundo laboral está cada vez mais subvertido e subordinado por uma cruel lógica de eficiência e produtividade a todo o custo e maximização do lucro. No prazo de poucas décadas, é possível que, num registo de paradoxal ironia, venham a ser os patrões a ressuscitar e a reabilitar as teses marxistas, como quem morre envenenado com o seu próprio veneno. E, por falar em patrões, estarão eles a ser subsidiados e patrocinados pela Dodot?

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

Será que têm um "nappy change" nos WC?

12:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home