quinta-feira, maio 03, 2007

Da liberdade e do medo

Hoje é o Dia da Liberdade de Imprensa e, a este propósito, nuvens de manipulação censória têm pairado sobre legislação que o governo pretende aprovar em relação aos média. É a campanha em curso que confunde subserviência e obediência acéfala com crítica livre, legítima e democrática.
Cito um excerto do excelente artigo de opinião de José Gil, publicado na «Visão» que hoje veio a lume:
"Estão-se a tomar uma série de medidas que vão no pior sentido da liberdade democrática. É o «guia de boas práticas» incentivando os funcionários públicos à denúncia (considerada como um «dever legal») das «situações irregulares» dos colegas - uma ignomínia, um incentivo do Ministério da Justiça à corrupção moral, ao envenenamento das regras da cidadania, à delação, só imagináveis em regimes autoritários ou ditatoriais (que fazem do Estado um poder sagrado a que se deve tudo); é a concentração das polícias sob a tutela do primeiro-ministro, a Entidade Reguladora da Comunicação Social, o novo Estatuto do Jornalista, etc., com disposições que apontam subtilmente numa direcção: criar um clima moralizador da vida pública, substituir os comportamentos cívicos e deontológicos por comportamentos «morais» ou de «bom senso». (...)
O medo encolhe os cérebros, reduz o espírito, fecha os corpos. Está-se a formar um clima de medo. E o medo tem a particularidade de alastrar. Ao medo social de perder o emprego, de não subir na carreira, de perder as pensões, de não aguentar tanta pressão e constrangimento em tantos domínios, junta-se agora o medo de protestar, de falar, de se exprimir. O medo social está a tornar-se político: tem-se medo do Governo, e, talvez, um dia, do primeiro-ministro."
Infelizmente, faz sentido comemorar um tal dia e oxalá Portugal não se esteja a transformar num país com uma qualidade democrática semelhante à qualidade do curso superior de Sócrates!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

O que mais medo me mete é verificar que não há (da parte do "grande público" -- nem do pequeno) grande medo do medo que nos ameaça.

...é só atentar no cerco cada vez maior que o Estado (actual) nos faz. A invasão de todos os domínios. Mete medo (tanto que até eu, que em tempos defendi o cartão único, começo a ter medo do que defendi).

11:11 da tarde  
Blogger O Micróbio II said...

Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
"Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras"... Comemore-se então...

10:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home