sábado, agosto 09, 2008

Algumas churchillianas

1. Quando Churchill completou 80 anos, consta que um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e lhe terá dito:
- Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos!
Resposta de Churchill:
- Por que não? Você parece-me bastante saudável...
2. Convite por telegrama de Bernard Shaw a Churchill:
Tenho o prazer e a honra de convidar Sua Excelência, Primeiro-Ministro, para a apresentação da minha peça «Pigmaleão». Venha e traga um amigo, se o tiver. Bernard Shaw
Resposta por telegrama de Churchill a Bernard Shaw:
Agradeço ao ilustre escritor o honroso convite. Infelizmente, não poderei comparecer na primeira apresentação. Irei à segunda, se a houver. Winston Churchill
3. O general Montgomery estava a ser homenageado, depois de vencer Rommel numa batalha em África, durante a Segunda Guerra Mundial.
Parte do discurso deste general:
- "Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói."
Churchill ouviu o discurso e consta que, não sem inveja, retorquiu:
- "Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele."
4. Consta também que, num dos seus profícuos discursos durante um debate no Parlamento inglês, Churchill terá sido interrompido por uma deputada da oposição. Ora, todos sabiam que Churchill não gostava de ser interrompido, mas foi dada a palavra à deputada, que disse, alto e bom som:
-"Sr. Primeiro-Ministro, se V. Exa. fosse o meu marido, punha-lhe veneno no chá!
Churchill, com muita calma, tirou os óculos e, depois de uns minutos de silêncio expectante na ilustre assembleia, em que todos estavam suspensos da resposta, exclamou tranquilamente:
- "E se eu fosse o seu marido, tomava-o de imediato!"

Etiquetas: