Humildade cristã ou exibicionismo católico?
O Cristo do Corcovado, ex-libris do Rio de Janeiro, fez 75 anos. A estátua mais elevada do mundo lá continua 709 metros acima do nível do mar, a lembrar a arrogância pedante e o capricho despesista do petulante catolicismo que, sob a forma de gigante e pétreo espantalho, impõe a imagem e a presença de uma contraditória perspectiva religiosa a todos os que professam outros credos ou são ateus. É um dos casos objectivamente identificáveis de exibicionismo da Igreja Católica (profícua em herética e profana iconografia), que se substitui à humildade essencial do Jesus histórico.
Por cá, o Cristo-Rei faz as vezes concorrenciais daquele - que Portugal é mais pequeno e há que manter as devidas proporções! Quer um quer outro têm ar pouco palestino, dadas as feições europeias que parecem ter (os deuses querem-se da raça e bonitos!)...
Aos não católicos só lhes resta ter os braços abertos a uma resignada paciência...
Etiquetas: Sociedade
2 Comments:
Pedigree ... Pal!
Com certeza é humildade Cristã, pois num mundo em que as pessoas só valorizam o que é secular, raramente se encontra algo espiritual a mostra para, pelo menos, lembrar que Cristo não quer ser esquecido.
Enviar um comentário
<< Home