quinta-feira, janeiro 04, 2007

O bicho e a peçonha

Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento e prontamente executado a 29 de Dezembro último, certamente sob a pressão e o patrocínio da administração da Casa Branca. A infame sentença a Saddam demonstra o comportamento mafioso dos EUA para com aqueles que, se defendem os interesses pró-americanos, protege e promove, para deles se descartar e os abandonar à sua sorte - e até eliminar - logo que tal cumplicidade ou alinhamento fenece e degenera em adversidade.
Os EUA são, ao fim e ao cabo, genuínos 'amigos da onça': nos anos 60, o despótico tirano contou por diversas vezes com o precioso auxílio da CIA, culminando esse apoio na sua chegada às redeas do poder no Iraque, em 1979 (num processo menos violento que o apoio concedido no Chile a Pinochet); e, em 1980, Saddam envolveu-se numa longa guerra contra o Irão, com, mais uma vez, a ajuda norte-americana. Isso apesar de, durante o exercício da sua autocrática presidência nos anos 80, o iraquiano ter ficado associado à autoria moral e material de acções várias de limpeza étnica, sobretudo de xiitas e curdos.
Escudado na riqueza proporcionada pelas enormes reservas de petróleo do seu país, o ditador sunita começou a virar as costas aos interesses dos EUA, desistindo de ser uma peça no xadrez táctico de Washington, com que rompe definitivamente. Depois, foi o que se viu e sabe, até ser eliminado à maneira do old far west - com um baraço no pescoço - e enfrentando o cadafalso vestido de negro e aparentemente sereno.
Não acredito que "com a morte do bicho se acabe com a peçonha", não obstante a tensa animosidade entre curdos, xiitas e sunitas, pois o responsável pelo caos iraquiano é Bush e seus pares. Pelo contrário, poderá ter sido o acender de mais rastilhos na catastrófica instabilidade no Médio Oriente.
Enforcar Saddam foi um castigo fácil e rápido, que o eximiu de um castigo psicológico severo que, esse sim, o obrigaria a continuar a sofrer a penosa humilhação de passar o resto dos seus dias confinado ao exíguo espaço de liberdade de uma cela de prisão. Infelizmente, a condenável sentença de pena de morte tem, entre outros efeitos perversos, o de se fazer com que cobardes facínoras se convertam em mártires do povo e de Alá!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

Um verdadeiro MMS (morte, má criação e sadismo) enviado a todo o mundo.

11:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home