sexta-feira, dezembro 29, 2006

Aqui era Portugal

Enquanto a força do mar exerce a erosão da costa portuguesa, como visivelmente acontece de Caminha a Vila Real de Santo António, sucessivos planos e projectos de combate a essa acção da natureza vão ficando na gaveta e não saem do papel: por exemplo, em 2003, ao Programa Finisterra (de requalificação e reordenamento do litoral) nunca foram disponibilizados os 125 milhões de euros orçamentados; e, até 2005, os nove Planos de Ordenamento da Orla Costeira não chegaram a executar um quarto da verba programada. E dos 45 milhões de euros do Orçamento de Estado de 2006 para as intervenções estratégicas de defesa da costa, apenas foram gastos 27 milhões.
Não é de estranhar, portanto, que o recuo de arribas nas zonas de costa rochosa, bem como o avanço do mar nas áreas de costa arenosa, façam de Portugal um país que vai naufragando: já não bastava a caótica e descontrolada pressão urbanística, e ainda há o desleixo e a inércia políticas no sector ambiental para agravar um problema melindroso e negligentemente adiado. Portugal é cada vez menos uma parte da Península Ibérica e cada vez mais uma extensão do Atlântico oceano...
Numa coisa o luso desgoverno do costume segue harmoniosamente este fenómeno natural, a saber, a gente que nos dirige não se coibe de ir metendo água!

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No Minho temos um ditado popular que diz que «maior é o ano que o mês», por isso desejo a maior felicidade para o ano 2007.

7:29 da tarde  
Blogger Ai meu Deus said...

Também eu.

Um 2007 de muito sussexo (talvez ele nos possa salvar da força do mar e de outras desgraças, como as governamentais).

Um abraço.

11:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home