domingo, dezembro 31, 2006

God is an american

Estudos em matéria de crença religiosa revelaram que Estados Unidos e Brasil têm em comum o facto de 90% da população declarar acreditar em Deus. Os EUA são mesmo uma excepção entre os países industrializados: por exemplo, na Alemanha, há 53% da população com crença religiosa; e, na Suécia, o universo de crentes é apenas de 36%, o mais baixo do mundo dito desenvolvido.
Ora, se 90% dos estadunidenses crê na sagrada transcendência, 84% também acredita em milagres e, o que não é menos espantoso (ou preocupante?), 44% dos norte-americanos partilha da convicção criacionista acerca da génese universal, segundo a qual o Homem descende, de facto e directamente, de Adão e Eva, conforme relatado no bíblico livro do Génesis!

Talvez este dado ajude a compreender melhor por que estranhas razões os conterrâneos do Tio Sam invocam o divino beneplácito nos verdes dólares - que ostentam a inscrição "in god we trust" - e elegeram pela segunda vez um imbecil e inculto cowboy, e fervoroso cristão, para a Casa Branca - a tomada de posse faz-se, inclusivé, por juramento a Deus. Não haverá nos EUA um popular aforismo equivalente ao nosso: «Fia-te na virgem e não corras...»?

Etiquetas: