quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Mais Óscares

A 79ª cerimónia de entrega dos Óscares foi desvirtuada pelo efeito de compensação a Martin Scorsese, recompensando-o de anteriores injustiças cometidas pela Academia de Hollywood. É que The Departed - Entre Inimigos é um dos seus trabalhos menores, longe do fulgor de filmes como Touro Enraivecido ou Tudo Bons Rapazes, mas beneficiou de um contexto de reputação favorável ao cineasta nova-iorquino. Ou seja, em rigor, Scorsese recebeu um Óscar honorário em dose dupla, num gesto de reconciliação da Academia com a majestática sombra de prestígio da sua obra; foi uma espécie de 2 em 1.
Prejudicados com essa opção foram Alejandro Iñarritú e Clint Eastwood e os seus respectivos filmes, Babel e Cartas de Iwo Jima. Não vi este último e, de entre os outros dois, Babel é um filme bem mais interessante que o realizado por Scorsese e, pelo menos, mereceria o Óscar de melhor filme no confronto com The Departed. Mas já se sabe que este prémio cinematográfico padece de vicissitudes várias que transcendem a pura avaliação estética das produções da sétima arte, ficando mais uma vez evidente a prevalecente preferência por filmes de estúdio dentro do sistema industrial de Hollywood.
De resto, tudo não passou invariavelmente de um espectáculo televisivo e de um desfile de vaidades que sustenta o «glamour» de um promocional star sistem que me faz pensar que esta gente é mais interessante em 35 mm do que em carne e osso!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

Desculpa lá, ó Miguel, mas algumas deste Star System, merecem bem mais do que 35 mm!

:)

Abraço
MF

12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home