quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Negócio com namorados

Temerosas convenções hagiológicas dedicam cada um dos dias do ano a, pelo menos, um santo ou santa particular, como forma de revestir a cronologia com os ditames da fé demonstrada por egrégios antepassados do panteão cristão. No fundo, é uma estratégia das ortodoxias eclesiásticas veicularem a manifestação do sagrado no profano, mediante a instituição de dogmas e preceitos canónicos vários que mantenham acesa em permanência a chama espiritual da fé.
Ora, hoje, dia 14 de Fevereiro, é dia de São Valentim e, inspirados na vida deste paradigmático mártir do amor romântico, convencionou-se ser simultaneamente o «Dia dos Namorados», que a maioria dos países festejam (no Brasil, esse dia comemora-se a 12 de Junho). Até se podia pensar que dedicar um dia ao enamoramento é proposta assaz nobre e reveladora da necessidade de se dar importância social à espiritualidade de valores elevados - como o são o amor, a paixão, o galanteio encantador -, contra a crença contemporânea no positivismo das coisas materiais, no desenfreado mecanismo de produtividade e competitividade, no pragmatismo tecnocrático ou nas dinâmicas de crescimento e prosperidade económicos...
Na verdade, é esta última crença a força motriz do «Dia dos Namorados» que, tal como o Natal, incute modas sociais que constituam um filão comercial a explorar, maximizando a actividade empresarial em tempos de fervor consumista mais contido. E isso tem dado certo: são relógios, flores, bombons, jantares, sessões de cinema, lingerie, perfumes e o mais que a imaginação e o marketing possam vislumbrar.
Portanto, no confronto do espírito com a matéria, aquele subordina-se claramente a esta a um ponto tal, que a razão de ser dos elementos imateriais de cultura é cada vez mais indistinta dos seus elementos materiais. É assim com o Natal, a Páscoa, o Carnaval, os santos populares e outras efemérides da história individual e colectiva... Vivam os namorados, ou não fossem eles também um grande negócio!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

O que VALe sempre são os TIM-tins!

Abraço
MF

2:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home