segunda-feira, junho 11, 2007

Breves notas e diatribes (4)


1. Li na imprensa escrita que há vários médicos de hospitais públicos que invocaram a objecção de consciência para, face à alteração legislativa, não fazerem abortos a pedido da mulher. Assiste-lhes esse direito, bem como ao SNS e à Inspecção-Geral de Saúde assiste o dever de estarem atentos e vigilantes sobre tais objectores: é que, por um qualquer passe de magia financeira, podem deixar de ter problemas de consciência ao praticarem abortos nos privados...




2. O semanário «Sol» incluiu Armando Vara no painel de "empresários" inquiridos acerca do tema da moda: a localização do novo aeroporto, Ota ou Alcochete. Deixo uma sugestão aos solares jornalistas do arquitecto Saraiva: da próxima vez, e porque dão voz a tão respeitados especialistas nas matérias objecto de inquirição, não deixem de incluir Lili Caneças entre os paineleiros!



3. Não gosto dos ímpetos autocráticos e antidemocráticos de Hugo Chavez, mas fico perplexo com o coro internacional de vozes que acusam o presidente venezuelano de estar a subverter os ditames da democracia no seu país, quando anteriormente estes críticos (mais cínicos que críticos!) não vociferaram minimamente contra o Chile de Pinochet ou o actual atropelo às liberdades cívicas no México. Que eu saiba, estes países também são da América latina!
Chavez é um populista, mas o seu problema é outro: é não ser um populista com o beneplácito da administração de Washington e governar uma considerável reserva de petróleo!

Etiquetas: