segunda-feira, setembro 10, 2007

"Avante" sem sair do lugar

Terminou ontem a 31ª edição da Festa do Avante, evento que é já uma instituição nacional. Porém, por razões diversas, eu nunca fui a esta Festa do PCP, partido que teima em festejar a Revolução de Outubro como se a instauração na pátria dos czares do regime bolchevique não estivesse associada à deriva estalinista e à emergência de um sistema sanguinário, totalitário e notoriamente antidemocrático. A experiência soviética e o papel de Álvaro Cunhal no PREC são acontecimentos que atestam objectivamente que o comunismo deixou de ser uma utopia convertendo-se num mal atroz. Por outro lado, e concomitantemente, o PCP insiste em convidar para a Festa do Avante representações de partidos que estão para a democracia e a liberdade de expressão como Bush está para a paz ou Hitler esteve para os judeus: é ver na Quinta da Atalaia as bancas dos abjectos PC's cubano ou chinês. Há festas fantásticas, não há?
Não obstante as afinidades ideológicas que em muitos aspectos da perspectivação do indivíduo, da sociedade, do trabalho e do ambiente, tenho com o comunismo, não posso deixar de salientar as contradições a que esta corrente chegou quando confrontada com a factual prática social e política, semelhante a outros antagónicos «ismos» como o fascismo e o catolicismo. E nem o argumento da química ciência - os opostos atraem-se - serve de argumento justificativo válido.
Talvez um dia vá à Festa do Avante, mas, por ora, e enquanto for "Avante" sem sair do lugar, é mais provável que uma tartaruga grávida ganhe a maratona...

2 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

Tiveste piada com a "tartaruga grávida"... mas vindo de ti, não se sabe se ela levará a gravidez até ao fim...

8:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caríssimo Micróbio: sb o teu lacónico comentário, só posso dizer que o inenarrável não merece resposta.
Caríssimo Joshua: as melhoras para a afonia de que pareces estar a padecer.
YHWH e o crucificado vos abençoe a ambos! ;)
ALM

3:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home