terça-feira, janeiro 22, 2008

Falta o liberalismo nos costumes

Asfixiados pela deriva capitalista e neoliberal, as sociedades actuais vivem sob o paradigma da pressão económica (inflação, desemprego, deslocalizações, precariedade laboral, flexigurança, mobilidade, produtividade, competitividade), instaurador de instabilidade e falta de coesão sociais e de um sentimento crescente de insegurança e frustração individuais. Se a mesma lógica liberal aplicada nos modelos económicos em vigor fosse transposta para os costumes, então muitos problemas ficariam imediatamente resolvidos, como o que surgiu recentemente em Inglaterra, onde dois gémeos, separados à nascença e adoptados por famílias diferentes, queriam casar - desconhecendo que eram irmãos - e foram impedidos pelos tribunais ingleses.
Nestes emaranhados laços e partidas do fado, este caso vem apoiar a minha convicção sobre dois aspectos: i) a de que as crianças adoptadas devem ter o direito de saber a identidade dos pais biológicos; ii) e a de que, por detrás da conformidade a valores tidos erradamente como certos, costumes há que tresandam a desumanidade e indiferença de tão putrefactos que estão.
Se pessoas adultas se apaixonam, amam e querem oficializar pelo matrimónio a sua relação (sabemos do peso da tradição e dos benefícios fiscais associados), mesmo que de gémeos se tratem, não deviam as convenções sociais impedir e inviabilizar as legítimas aspirações e desejos dessas pessoas, que só a elas dizem respeito. Muito menos se o pretexto invocado é uma normatividade absurda, anacrónica e obsoleta herdada de preconceitos dos nossos antepassados que, entre outras coisas, discriminavam negativamente o incesto, o aborto ou a homossexualidade (e a procriação in vitro!)... Parece que o pedigree é um exclusivo de cinófilos!
Até quando irá o Estado intrometer-se opressivamente na vida íntima e afectiva dos seus cidadãos? Para quando a desvinculação dos atávicos monoteísmos que contaminam a moral social e subvertem a dignidade individual? Pena que a praga de liberais na política e nos negócios não encontrem quantitativa correspondência nos liberais dos costumes!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

Não te bastava seres "hereijo" defensor das heresias que são públicas. Agora, até defensor do incesto?! Só te falta juntar tudo e blasfemar dizendo que Deus, que é pai, filho e espírito numa só pessoa, também é incestuoso.

Valha-te Deus!...

7:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home