segunda-feira, janeiro 14, 2008

Males tradicionais

Embora as tradições sejam práticas culturais que instauram simbolicamente uma marca identitária e grupal no seio das sociedades, há que ter lucidez e razoabilidade no acto de pensar e analisar a manifestação de tais códigos rituais, cuja preservação é muitas vezes injustificada, anacrónica e destituída de sentido. E depois das touradas de morte em Barrancos, fiquei recentemente a saber pelo Telejornal que há em Vale de Salgueiros, no concelho de Mirandela, uma tradição conhecida por «Festa dos Rapazes», na qual dezenas de crianças (com não mais de 8 anos) deambulam pelas ruas em Dia de Reis com tabaco nos bolsos e autorização para fumar, durante dois dias.
É assim quando a estupidez se erige e conserva em tradição imutável e não se sabe integrar o passado no presente. Não haverá uma ASAE para estas coisas?

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Liliana Matos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

7:31 da tarde  
Blogger Liliana Matos said...

Ola!
Li no JN que esses "fantásticos" pais se gabavam de, posteriormente a esses dois dias, terem uma "conversa" com os seus filhos acerca dos malefícios do tabaco.
No entanto, esquecem-se que a nicotina cria dependência.
Assim, contribuem para não deixar morrer as tradições, mas nem notam que estão a "matar", ano após ano, os seus rebentos.
Fiquei indignada.

Bjs

Liliana Matos

Até sempre

7:36 da tarde  
Blogger morffina said...

Já os pais fumaram quando pequenos daí a falta de neurónios que foram precocemente destruídos. E assim a tradição continua e continuará ...

10:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home