terça-feira, fevereiro 12, 2008

A oculta gordura dos elegantes

Em recente entrevista à SIC-N, José Miguel Júdice referiu-se ad hominem a Marinho Pinto, vituperando-o com infelizes adjectivos, como "gordo" e "forte". Com efeito, se é certo que os homens não se medem aos palmos, muito menos se avaliam ao quilo e - embora nesse particular seja de saudar a elegância do ex-bastonário - não teve ele, durante o tempo em que presidiu à Ordem dos Advogados, a coragem de incisivamente pôr o dedo na imensa ferida de ilegalidades que fazem de Portugal um país da cunha, da corrupção generalizada, de caciques, paraíso de compadrios e terreno fértil de nepotismos.
Marinho Pinto tem tido a cívica intrepidez e o corajoso arrojo de denunciar as paralisias jurídica e judicial que prevalecem impunemente, juntando-se assim ao coro das poucas vozes avalizadas que o fazem, sem os paninhos quentes ou a retórica do comprometimento político e/ou do benefício pessoal.
Ainda num artigo publicado hoje, Mário Soares reflecte sobre as intervenções públicas a este propósito e reconhece igualmente a existência de "benesses e concessões" concedidas pelo Estado, a troco de posteriores recompensas em "chorudos lugares", e de que há empreendimentos que "se sobrepõem às regras públicas de ordenamento do território, a pretexto do PIN". Com esta contraditória atitude de dar uma no cravo e outra na ferradura, Mário Soares e Manuel Alegre fazem hoje no PS (Partido do Sócrates) a figura triste que Eusébio faria se quisesse regressar à prática activa do futebol...
E mesmo agora que, inequivocamente, são mais as nozes do que as vozes, é sintomático que as injustiças persistam e continuemos a viver na paz podre habitual, resignados que estamos à fatalidade de uma vida social indissociável do roubo, da mentira, da dissimulação, da cumplicidade. Deixar de ser assim é quase deixar de ser português!
Por trás de tanta «elegância» há muita «gordura» disfarçada...

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

isso mesmo! uma no cravo e outra na ferradura (o Mário, então!...)

11:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home