quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Vampiros

As confederações patronais da indústria e do comércio (CIP e CCP) fazem lóbi para que a nova lei do trabalho permita às empresas despedir trabalhadores também sob o pretexto de renovação dos seus quadros de pessoal.
Esta investida contra direitos elementares dos trabalhadores começou na função pública e chegou a instigar a divisão na classe de assalariados, pondo os do sector privado contra os do sector público e forjando-se injustamente a culpabilidade dos funcionários públicos na inércia e ineficácia da máquina do Estado (embora reconheça que há pontuais mudanças que se justificam e se revelam necessárias). Agora chegou a vez deste tsunami neoliberal assolar o sector privado, querendo sujeitar-se a sua mão-de-obra ao caprichoso arbítrio do inculto tecido empresarial, tantas vezes fraudulento e parasitário dos favores do Estado.
Acusar o trabalhador de baixa produtividade é, comprovadamente, publicidade enganosa, quando se sabe que a maioria das nossas empresas não são competitivas devido à impreparação técnica e deontológica de parte significativa do patronato nacional, à inépcia de muitos «gestores» e «administradores» (alguns remunerados principescamente sem razão válida) incapazes de se reciclarem face às mudanças impostas pela globalização. Por outro lado, mesmo sendo públicas e notórias as gritantes assimetrias sociais que há em Portugal, persistem os vanzelleres deste país na sua cruzada pela flexigurança e pelo alargamento da facilidade nos despedimentos, pela diminuição das indemnizações a atribuir aos trabalhadores, teimam no horário de trabalho superior a 40 horas semanais e contestam o pagamento de horas extraordinárias (cada vez mais inevitáveis para manter o lugar)...
Neste desejo de renovação de quadros o que malevolamente se oculta é o facto de os mais novos serem menos exigentes na defesa dos seus direitos. E será assim que se recompensam os mais velhos? Vão trabalhar para onde? Que ética laboral e empresarial preconizam os vanzelleres deste país em quarentena socrática?
Para quem ainda duvide, os vampiros do saudoso Zeca existem mesmo e têm rosto: "Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada!"

Etiquetas: