terça-feira, abril 29, 2008

Ignorantes são os outros

No seu discurso na sessão parlamentar comemorativa do 25 de Abril, Cavaco Silva disse estar mal impressionado com a ignorância dos jovens sobre a nossa história recente e com o seu alheamento da vida política, bem como fez eco da notória insatisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia. Não ouvi o discurso, porque o meu tempo de ócio não o desbarato com as costumeiras banalidades de circunstância debitadas pelos políticos habituais, mas li nos jornais um resumo da retórica presidencial: ocorreu-me que Cavaco ter-se-á esquecido de que foi primeiro-ministro durante mais de dez anos e é Presidente vai para três, dando cobertura à tragédia que é o Governo Sócrates (o «engenheiro» das Novas Oportunidades) e mostrando-se inadmissivelmente frouxo e servil para com os desmandos imbecis de Alberto João Jardim. Por conseguinte, Cavaco é um dos maiores responsáveis pelo estado de coisas que cinicamente vem agora lamentar, provando à saciedade que é a presumível ignorância dos portugueses que justifica as escolhas eleitorais que mantêm os políticos medíocres no poder.
Começo a ter sérias dúvidas sobre o significado das elevadas percentagens de abstenção eleitoral: serão, afinal, sinal de ignorante passividade ou de inteligente expressão de descontentamento? Do que não tenho dúvidas é que, em terra de cegos, até Cavaco é presidente!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

a propósito de ignorância: tu sabes, ALM, onde fica o poço de boliqueime? sabes?

tu e as tuas manias de que és culto!... responde lá, vá! onde fica o poço?

10:05 da tarde  
Blogger morffina said...

Esta figura parece mais uma celebridade dessas realezas alegres tristes que proliferam por aí especialmente neste continente a dizer coisas importantes como as de que tem saudades dos netos enquanto passeia ...

6:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home