terça-feira, maio 20, 2008

Os selvagens do capitalismo

A propósito dos obscenos aumentos sucessivos do preço dos combustíveis, o ministro da Economia, Manuel Pinho, finge-se surpreendido e diz estar preocupado com o impacto que tais aumentos terão na perda do poder de compra das famílias e na competitividade das empresas. E isto apesar de Pinho ser um selvagem do capitalismo, co-autor e co-responsável da realidade económica em Portugal, defensor como é das «virtudes» da ditadura do capital - quem não se lembra, entre outros dislates, das suas declarações na China promovendo a mão-de-obra barata lusitana?
Mais uma vez, e por muitas justificações que se dêem, o liberalismo económico se desmente a si próprio: a liberalização dos preços dos combustíveis não trouxe vantagens para os consumidores particulares nem para as pequenas e médias empresas. Além disso, é desonesto que a generalidade dos governos se subordinem aos selvagens do capitalismo e discorram sobre as vantagens da concorrência sem equacionarem as condições de possibilidade de uma efectiva, real e salutar concorrência.
Pode ser que eu esteja a ver mal as coisas e a ser injusto para com os selvagens do capitalismo, que persistem em lograr o lucro rápido e fácil, mas agora talvez com preocupações ambientais!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

o realismo da ilustração!...

12:26 da manhã  
Blogger morffina said...

Será que vamos ter a "Revolução dos Combustíveis"? Dúvido ... :(

5:52 da tarde  
Blogger morffina said...

..., digo, Duvido :(

5:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home