sexta-feira, junho 13, 2008

«Porreiro, pá!»

A Irlanda foi o único país da União Europeia a submeter a referendo o Tratado de Lisboa; só os irlandeses se pronunciaram democraticamente e não perderam essa ocasião para sensatamente votarem «não» a um Tratado que é um atentado aos direitos sociais e laborais de centenas de milhões de cidadãos. O que os conterrâneos de Joyce decidiram, fá-lo-iam também muitos outros países membros, pois não foi por acaso que a ratificação do documento já se fez em 15 estados por via parlamentar, nalguns casos violando promessas eleitorais, como é o caso português - como fica agora o foguetório do «porreiro, pá!»?
Eis uma boa ocasião e mais uma oportunidade para os directórios que impõem as suas deliberações, contra elementares preceitos de democraticidade, mostrarem se respeitam ou não a democracia. A ver vamos como vão reagir os defensores da Europa do lucro: irão, finalmente, respeitar a aspiração a uma Europa social, dos cidadãos? De Barroso, títere de interesses menos claros, acho pouco crível que isso aconteça...
Cheers!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

Nem de barroso nem dos outros. Destes gajos pode-se esperar tudo, à excepção do que lhes interessar.

Mas fica-nos o contentamento do não (dos outros9...

12:36 da manhã  
Blogger morffina said...

Confirmou-se que se lançam parvoices para o ar nestes referendos europeus, do género - "as nossas tropas vão ser enviadas para o Afeganistão se aprovarmos o tratado" ... ou ... "vamos ter que ter o aborto legalizado por causa de "Lisboa" "... entre outras barbaridades. O povinho foi manipulado e muitos que votariam sim não foram porque pensavam que estava no papo.
Um país que desenvolveu-se devido à sua integração caiu nas garras daqueles que gostam de sectarismo e patriotices idiotas.
Continuo a dizer que este é o tratado possível para que a Europa avance. Não é o ideal, mas tem que se começar por algum lado.

Vou publicar estas palavras no Morffina.

Abraço

2:04 da tarde  
Blogger morffina said...

Este comentário foi prinipalmente dirigido a ti e ao Gomes pelo que não fiques admirado de o ver quase "ipsis verbis" no "Ai Jesus".

Gostava mesmo de saber qual seria o grau de interesse dos europeus numa discussão sobre assuntos da União. Mas, também culpo os políticos medíocres que proliferam pela Europa fora pelo facto de não saberem veicular os ideais de uma Europa efectivamente unida, uma Europa sonhada há meio século atrás. Gostava mesmo de saber quem é que estaria interessado em partilhar a sua soberania, em ter um governo europeu, um exército europeu, com vontade própria, uma moeda única … Gostava de saber.
Gostava de ver quantos é que discutiriam a “Europa” de uma forma séria. Gostava tanto.
Continuo, no entanto, a culpar os políticos europeus que não têm verdadeiro “amor à camisola”, apenas servem-se das instituições europeias para se exilarem de assuntos internos e para garantirem tacho. Nessa medida simpatizo com o que dizem os meus amigos Gomes, Miguel e outros, mas entristece-me a apatia e / ou desdém generalizada tanto dos políticos como do povo em geral em relação à Europa.
Este tratado não foi criado por Sócrates e Barroso, foi uma versão remendada da Constituição Europeia, uma Constituição feita na base de verdadeiros ideais europeus e que foi chumbada por causa, fundamentalmente, de razões internas da Holanda e França.
A Europa continua a arrastar-se, mas … enquanto há vida há esperança.

Faço um apelo aos políticos (como se lessem o que eu escrevo ). Já que parece que há tanta gente a querer uma discussão sobre a “Europa”, que se experimente. Já agora, gostava de ver a quantidade e qualidade da participação.

Sonhos. Talvez seja mais uma utopia.

Já não vou publicar o comentário anterior que tem a ver com este assunto. Depois de alguma ponderação vou antes basear-me no que foi dito neste comentário.

Espero que desta vez não tenha dado nenhum pontapé na gramática como no comentário anterior (que desenvolveu-se) e não tenha profanado a santíssima língua portuguesa. O facto de ser anglófono servirá de atenuante?


Abraço

12:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home