quarta-feira, junho 21, 2006

Portugal 2 - México 1

A passagem aos oitavos-de-final já estava garantida, mas mesmo assim a selecção não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu o grupo D e o seu cabeça-de-série, mesmo alinhando com uma equipa alternativa, escalada para retemperar energias a habituais titulares e gerir cartões amarelos.
O ímpeto ofensivo do México nos cinco minutos iniciais foi quebrado pelo golo madrugador e em contra-golpe de Maniche, dando a melhor sequência a uma boa jogada de Simão pelo lado esquerdo. Com boa pressão no meio-campo e uma dinâmica de posse de bola pautada por constantes mudanças de flanco, o jogo decorreu controlado até ao penalti oferecido pelo capitão mexicano, Rafael Marquez, e concretizado por Simão aos 24 minutos. O golo do México cinco minutos depois deveu-se a uma incrível falha de cobertura ao segundo poste, escancarando a baliza no seguimento de um canto. Aos 44 minutos, Ricardo defendeu um remate com selo de golo e impediu o empate; foram aflitivos os minutos finais da primeira parte.
Na segunda parte, Miguel provocou aos 56 minutos uma grande penalidade que, felizmente, Omar Bravo não conseguiu concretizar. A expulsão de Luis Perez, quatro minutos depois, veio facilitar a vida à nossa selecção que, até aí, não merecia estar a ganhar. Com mais um jogador em campo, Portugal arrefeceu ligeiramente a acutilância ofensiva dos mexicanos, equilibrando as operações no meio-campo. Porém, o México não desistia e ia pondo em sentido a defesa das quinas, embora pressionando sem grande perigo. E foi essa ineficácia do adversário que fez com que o resultado feito na primeira parte se mantivesse até ao fim.
Este jogo provou que Portugal não tem uma segunda equipa no banco, valendo como atenuante à fraca exibição o ter jogado a meio-gás e com a equipa B. Seja a Argentina ou seja a Holanda, frente ao próximo adversário Scolari terá de escalar um onze que inclua os que hoje viram o jogo do banco ou da bancada, como Nuno Valente, Deco, Costinha, Pauleta e Cristiano Ronaldo.
Com tango ou túlipas, agora é que o Mundial vai começar com as equipas a sério e a doer na fase de eliminatórias. Arriba Portugal!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

Já alguma vez pensaste em mudar de profissão e dedicares-te à rádio... como comentador de fuebol ou até mesmo como relator?... :-)

10:05 da manhã  
Blogger Ai meu Deus said...

quem me dera ter uma selecção! mesmo sem tanto conhecimento como tu tens, seria seguramente mais feliz! ;-)

Abraço.

11:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi qb. Espero que para o próximo jogo não seja ns. Com aquela defesa não estou nada descansado.

Abraço

MF

9:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home