segunda-feira, outubro 23, 2006

Socrático desgoverno - I

i) Há dias, em Aveiro, o ministro Manuel Pinho declarou (ou decretou?) o fim da crise económica portuguesa. E isto na véspera da apresentação de um Orçamento de Estado restritivo. O que pensarão disto os portugueses da classe média em geral e, em particular, as centenas de empregados das fábricas da Johnson Controls de Nelas e de Portalegre e da Opel da Azambuja?
ii) O ministro Mário Lino anunciou que, a partir de 2007, três SCUT do Norte do país (A28, A29 e IC24) vão passar a ser portajadas, ficando de fora a SCUT do Algarve, com base em engenhosos critérios que excepcionaram a Via do Infante e penalizam sobretudo municípios geridos por autarcas não socialistas. Será só coincidência? Não, é discriminação!
Além disso, achar que a N13 e a N109 são vias alternativas é um torpe insulto de má fé ou a prova de irresponsável ignorância. Em que país vive o nédio ministro?
iii) A propósito de SCUT: em período eleitoral, José Sócrates afirmou na Covilhã: "caso seja eleito, as auto-estradas sem custo para o utilizador vão permanecer sem custos. (...) Foram obras socialistas. Não seria agora, pela mão do PS, que as portagens se tornariam uma realidade". Esta faz lembrar a promessa de campanha de não aumentar o IVA e dá crédito ao aforismo popular segundo o qual «é mais fácil apanhar um aldrabão do que um coxo». Objectivamente, Portugal tem, mais uma vez, um primeiro-ministro mentiroso! Se houvesse pudor e escrúpulo em Política, sobejariam razões para este socrático desgoverno ser dissolvido.
Mas se Sócrates não fosse mentiroso, conseguiria na mesma ter maioria absoluta?
iv) O Orçamento de Estado para 2007 estabelece normas com base em leis ainda não aprovadas pela Assembleia da República nem promulgadas por Cavaco. Isto é uma inversão da decência de procedimentos legislativos, um inconstitucional abuso de poder e uma clara ilegalidade. Será que o exemplo deixou, irreversivelmente, de vir de cima?

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

A pergunta que fazes no final é retórica? Ou é preciso mesmo responder?

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lá vão os 162 média de Vareiros por dia para as Urgências da Feira a pagar portagens na A29 ...

6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home