quinta-feira, novembro 16, 2006

O amor e a morte, segundo Süskind

Li «Sobre o Amor e a Morte», de Patrick Süskind, recentemente editado pela Editorial Presença. Trata-se de um curto ensaio de 60 páginas, no qual este escritor alemão de 57 anos, autor do best-seller «O Perfume», reequaciona a condição humana à luz da relação entre os princípios vitais do Eros (amor) e Tanatos (morte), identificando inusitadas ligações através de uma reinterpretação do mito de Orfeu.
Embora a temática nuclear do livro não seja nova ou inédita - por exemplo, a teoria psicanalítica de Freud já havia abordado a ligação e a existência de tais pulsões -, Süskind complementa-a com aportações originais, como o confronto que estabelece na parte final da sua reflexão entre a grandeza da pequenez humana de Orfeu e a pequenez da grandeza (supostamente) divina de Jesus. Tudo para, no fundo, fazer o elogio da humanidade que o amor e a morte sublimam.
Destaque também para a subtileza do humor elegante e sóbria erudição com que o escritor bávaro convoca Goethe, Kleist, Wagner, o universo da mitologia grega clássica ou três exemplos do quotidiano, para sustentar a tese desta meditação.
Este livro proporcionou-me um grande prazer intelectual e, por isso, refiro-o como sugestão de leitura e exercício introspectivo sobre o que somos, mesmo que, segundo Gedeão, seja "inútil definir este animal aflito".
NOTA: Agradeço à amiga Rosa Duarte, grande companheira e cúmplice de dialógicas confidências e tertúlias existenciais, por me ter dado a conhecer este livro e proporcionado a sua leitura.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou certo de que vou agradecer a ti e à Rosa a sugestão.

Abraço
MF

4:18 da tarde  
Blogger SEVE said...

Curiosamente não tenho a mesma opinião. E mais uma vez fiquei com a ideia de que este escritor esgotou toda a sua imaginação com "O PERFUME"; já li mais livros deste autor e, tal como este que acabo de ler, são decepcções autênticas! e este "O AMOR E A MORTE" foi outra grande sêca!

6:18 da tarde  
Blogger SEVE said...

Então António o blogue morreu?

8:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home