quinta-feira, janeiro 18, 2007

Socialismo da treta

Não é novidade: o exercício do poder corrompe, mesmo em democracia e, sobretudo, se a vantagem eleitoral for particularmente significativa e os mandatos se prolongarem no tempo. A conhecida expressão «jobs for the boys» é ilustrativa deste fenómeno.
O exemplo actual, em Portugal, adequa-se-lhe: o PS tem maioria absoluta e a nomeação para diversíssimos cargos públicos, com o pretexto da "confiança política", de vários militantes rosa ou simpatizantes do partido, torna indesmentível a irresistível tentação da corrupção, neste caso sob a forma de nepotismo. É assim hoje, como o foi com os governos anteriores (por exemplo, entre 1986 e 1995, Cavaco Silva fez crescer os tentáculos e ramificações tutelares do PSD); esta inclinação clientelar parece pertencer ao ADN da política.
Ora, como num puzzle, as peças encaixam na configuração deste recorrente processo. Daí que não seja coincidência que as medidas contra a corrupção propostas por João Cravinho estejam, e apesar da sua brandura, a ser sucessivamente proteladas pelo próprio partido do poder (a que Cravinho pertence), e agora é o próprio deputado que vai abandonar o hemiciclo e o país, para ocupar um cargo de prestígio (dizem!) num Banco com sede no estrangeiro. O PSD também nunca fez questão de discutir e aprovar um tal pacote legislativo. Aliás, no Pacto para a Justiça (o que quer que isso seja!) acordado entre estas forças partidárias que exercem alternadamente a lusa governação, a corrupção ficou de fora, como seria previsível!
Outra atitude lamentável é o caso dos voos da CIA em Portugal, que têm trazido para a ribalta Ana Gomes, igualmente membro do PS: estranhamente, esta eurodeputada é, bem ou mal, a única voz socialista interessada em descobrir se os últimos governos pactuaram com os EUA numa inadmissível, ilícita e imoral colaboração violadora dos Direitos Humanos, a saber, o transporte de prisioneiros para o campo de concentração de Guantánamo. A irritação do Ministro dos Negócios Estrangeiros é suspeita... Por outro lado, a forma vergonhosa como a Comissão do Parlamento Europeu, encarregada de averiguar tal matéria, foi recebida na Assembleia da República, é reveladora do conluio institucional em ocultar assuntos comprometedores.
Claro que este comportamento reprovável não é um exclusivo nacional. Mas uma coisa podemos seguramente concluir: estes singelos exemplos constituem, entre outros, testemunhos de que à social-democracia da treta veio juntar-se o socialismo da treta, relegando o país para o tal pântano de guterrista léxico e memória, em cujo lodo vamos ficando tranquilamente sepultados!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

É uma Boys Band com a mesma canção de sempre em várias versões.

9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home