quarta-feira, junho 13, 2007

Um logótipo perigoso

Esta semana, foi apresentado oficialmente o logótipo dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres: é uma criação do estúdio Wolff Olins e inclui o nome da cidade e os anéis olímpicos inseridos no interior dos dois algarismos iniciais que compõem o ano do evento; e será exibido em quatro cores (rosa, azul, verde e laranja). Além disso, será a primeira vez que o logo dos Jogos Olímpicos servirá também como símbolo dos Jogos Para-Olímpicos, na intenção de reflectir o comprometimento de Londres em receber os Jogos de uma forma mais integrada e solidária.
Mas o meu juízo estético é negativo face a um ícon tão pobre graficamente: linhas irregulares e disformes desenham o ano de 2012, que é quase imperceptível, e não há qualquer outro elemento significante alusivo, por exemplo, a uma mascote ou a um traço identificativo da cultura britânica. Não me parece nada feliz o trabalho criativo que produziu este símbolo.
Até aqui tudo bem. Porém, apenas um dia depois da apresentação, o logótipo já causou polémica no interior da Inglaterra e não é difícil descortinar a razão. É que, segundo a Charity Epilepsy Action, pessoas que tiveram acesso à imagem disseram ter sofrido surtos epilépticos e, ainda de acordo com este fundação, 23 mil britânicos que padecem de «epilepsia fotossensível» podem ser directamente afectados se visualizarem o logótipo.
Aqui deixo a hiperligação para o sítio oficial dos Jogos, onde se pode assistir ao filme promocional do evento. Mas, desde já, aviso que não me responsabilizo por eventuais... ataques!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

Oh bollocks!
Os britânicos costumam ser mais certeiros nos logotipos e slogans dos seus eventos.
Será que queriam arranjar algo completamente diferente para arrepiar caminho para o séc. XXI.
Pelo menos dá para arrepiar, ao olhar para tal monstruosidade.

Maybe, it will grow on you ...

5:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home