segunda-feira, dezembro 03, 2007

Vale-lhes que a hipocrisia não mata!

Haver um «ministério da Justiça» na Arábia Saudita é tão surpreendente como haver uma «congregação para a Igualdade das mulheres» no Vaticano ou um «ministério das Obras Públicas» no Sudão. Mas lá que há um tal ministério na terra do ouro negro, há: não obstante o desprezo por elementares direitos cívicos, o Ministério da Justiça saudita defendeu a condenação a 200 chicotadas, no passado dia 24, de uma jovem de 19 anos violada colectivamente por sete homens. Na sobranceira perspectiva do governo, a sentença foi considerada "equilibrada", até porque a rapariga havia admitido (sob coacção?) que teve "relações ímpias" (o islão não faz por menos!): era casada e encontrava-se nua na companhia de um homem que não pertencia à sua família, tendo ambos sido agredidos, raptados e violados por um septeto de justiceiros de Allah (estes foram condenados entre 2 a 9 anos de prisão).
Ora, desconhece-se a posição da Comissão Europeia ou da presidência socrática da União Europeia (talvez se trate de escrupuloso respeito pela não ingerência nos assuntos internos de outro país). E, segundo o wahhabismo vigente na Arábia Saudita, as fêmeas criaturas não se devem apresentar em público com machos que não sejam familiares, bem como se devem cobrir da cabeça aos pés. E ainda, como é fácil de prever, o advogado da "ímpia" esposa pouco mais que adolescente, tem o azar de ser um activista dos Direitos Humanos na pátria de Maomé, pelo que pode vir a perder o direito de exercer a advocacia - firmeza acima de tudo, nem que para isso seja precisa a imposição ad baculum...
É curioso que Gordon Brown não venha à cimeira UE - África para não ter de se cruzar com o ditador Mugabe, mas não se coiba, da mesma forma e em nome dos mesmos saudáveis princípios, de se relacionar com cortesia e afabilidade com o Rei Abdullah. Talvez seja porque também Bento 16 se encontrou recentemente com este monarca (veja-se o caloroso cumprimento entre eles num post que aqui publiquei em Novembro). Mas Brown é, presumo, anglicano. Então, tal fraterna amizade entre estes confrades, talvez seja por escuras razões, razões da cor do... petróleo, que o Zimbabué não tem!

2 Comments:

Blogger Pedro Vitoria said...

Excelente!

3:09 da tarde  
Blogger Ai meu Deus said...

Viva Alá e Maomé, Javé e Bento 16! Viva tudo quanto é santo e divino! Viva a pureza dos costumes, viva o recato feminino!

6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home