sexta-feira, março 21, 2008

A crucificação da vida

O próximo domingo é o primeiro de lua cheia após o equinócio de Primavera e, segundo o ancestral calendário lunar hebreu, serve de referência para datar a peshac judaica. Por extensão, esse é o dia da Páscoa também celebrado, a seu modo, pelo mundo cristão. No caso particular do catolicismo, é o doutrinal pretexto para a anual repetição de pagãs procissões que profana e sadicamente se replicam entre as culturas contaminadas pela influência do credo papista. Erigir a cruz como símbolo distintivo é de um mau gosto só compaginável com o prazer mórbido de crucificar a vida na vã esperança de irracionais «aléns celestes»...
Mas se as crianças acreditam no Pai Natal, têm os adultos o correspondente direito de acreditar em crísticas ressurreições ou demais paliativos que dulcificam as existenciais agruras. Por isso, os sacrifícios e os pecados (agora com lista ampliada) são uma «crucial» fonte de receitas e um mercado coetâneo da humanidade, um milenar filão a explorar tão intensamente como o petróleo, o gás ou os diamantes.
Só no ano 2228 é que a Páscoa voltará a ser tão temporã como este ano. Porém, é muito provável que ninguém que esteja hoje vivo a vá celebrar - não porque tenha morrido, mas porque, entretanto, Cristo terá regressado triunfantemente apeado numa nuvem, impondo assim a redenção universal aguardada vai para 2000 anos. É tão bonito preservar a criança que há em nós!
Por mim, que depois de morto não terei remissão possível, pois ateu me confesso, vou dando atenção a outras cenas da paixão e a menos austeras gastronomias - que, respeitando a qualidade nutritiva do peixe, não prescindo da sedução da carne. Sensual Páscoa!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

lindíssima ilustração (assim se perdoam os votos que associam a Páscoa à sensualidade. Mas, espera!, a imagem associa a paixão e não a Páscoa. Sado-masoquista, é o que tu és!).

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É boa a tua miúda!!!

7:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home