sábado, agosto 11, 2007

Estranha democracia

Em Timor Lorosae, o jogo político continua particularmente complexo e denso, numa proporcionalidade inversa à da exiguidade do território. O actual presidente timorense é o antigo primeiro-ministro e, inversamente, o actual primeiro-ministro é o antigo presidente. Mas não há nisso nada de anormal (por cá, o actual presidente também já foi primeiro-ministro, embora o actual primeiro-ministro não tenha sido - felizmente! - presidente)...
Curioso é que Xanana seja empossado no lugar de primeiro-ministro sem ter ganho as eleições legislativas; mas também Bush se tornou presidente com menos votos do que Gore. Para Ramos Horta, tal decisão política é tomada em nome da estabilidade, que é muito bonita, mais bonita do que a democracia e o respeito pela vontade popular expressa livremente nas urnas de voto.
Com timoneiros deste jaez, até a democracia é massacrada em Timor!

1 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

Sem menosprezar os valores da democracia (que alguns apelidam, e muito bem, de "ditadura da maioria"), recordo as palavras de um dos grandes pilares da nossa democracia, de seu nome Álvaro Cunhal... quando no meio de uma entrevista, no rescaldo da noite da primeira maioria absoluta do Cavaco, realçou uma vez mais a "grande itória do PCP" não deixando de sublinhar que por vezes o "povo é estúpido".

11:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home