sexta-feira, fevereiro 01, 2008

O discípulo de frei Tomás

A vida de José Sócrates dava um filme cujo título bem podia colher inspiração no pregão de frei Tomás: «faz o que ele diz e não o que ele faz». Depois do atribulado e obscuro processo de obtenção da (presumível) licenciatura em Engenharia Civil na extinta UI (que também é interjeição de dor!), o Público desvenda hoje que o «engenheiro» assinou projectos na Guarda, na década de 80, cuja autoria parece, afinal, não ser dele. Como se sabe, as «assinaturas de favor» em projectos de engenharia e de arquitectura constituem um comportamento fraudulento unanimemente censurado pelas respectivas ordens profissionais.
A julgar pelos edifícios em questão, a qualidade do «eng. projectista» Pinto de Sousa será proporcional à sua qualidade de primeiro-ministro e, acima de tudo, pode revelar que Sócrates é um banal tuga, exímio em clandestinos expedientes e hábil na arte de fintar a lei. A ser verdade o que o Público trouxe a lume, é legítimo especular que, se calhar, o inquilino de São Bento nem sequer conhece a localização dos «projectos» que ilegalmente terá assinado...
Se Sócrates apregoa até à náusea as virtudes dos austeros sacrifícios que impõe aos portugueses, exigindo o escrupuloso cumprimento dos nossos deveres como cidadãos, não deveria ser um imperativo ético o exemplo vir de cima? A ser verdade o que o Público noticia, que moral tem Sócrates para continuar a legislar? Será irrelevante o carácter e a conduta pública de um primeiro-ministro? Será normal a admissibilidade conformista do caciquismo e do nepotismo como práticas instituídas?
O bastonário dos advogados não fala em vão e tem a coragem de dizer o que outros, cobarde e convenientemente, ocultam. O descrédito político-judicial deste país faz pensar que Sócrates saberá contornar mais este obstáculo informativo. Portugal tem a aparência e a qualidade dos «projectos socráticos» - é medonho!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger rui said...

Sem dúvida uma prova de carácter...
Convém lembrar que, na Covilhã, ele não ganhou. Porque terá sido???

11:51 da tarde  
Blogger Ai meu Deus said...

O que me surpreende é que tudo isto PARECE não ter qualquer efeito sobre a imagem do homem...

12:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home