terça-feira, janeiro 29, 2008

Em ninho de cucos / 16

Tanto se tem falado na acção inspectiva da ASAE mas, ao que parece, há grandes e bem lucrativas empresas - como a santa madre igreja italiana - que têm escapado a tão rigoroso e austero controlo por parte da equipa de António Nunes. Por exemplo, como é possível que as hóstias continuem a ser servidas à mão de padre, sem estarem embaladas e etiquetadas com o comprovativo da sua composição (por exemplo, saber se a farinha é ou não transgénica)? - sim, que o corpo de Cristo não dá para tanto e a transubstanciação é ideia parola que não ilude o fisco! Como tolerar que, em certos rituais cómicos, se deixem acumular ósculos nos pétreos pés dos meninos-jesus ou nos ditosos anéis das pardas eminências, sem ao menos cuidar em passar um toalhete húmido (como os que se usam nas marisqueiras para lavar e eliminar o cheiro dos crustáceos e moluscos; ou os que, em complemento de cueiro, se destinam a higienizar as infantis nádegas)? Como aceitar que, face à nova lei do tabaco, se continuem a queimar velas e os turíbulos teimosamente despejem incenso, emanando carcinogénicos odores? E onde está a análise de qualidade da água a que chamam benta e que aspergem pelo híssope? E os presépios patrocinados pela vaticana gente, nos quais os figurantes não têm a marca «CE»?
E, nesta instituição com tão elevada concentração de beatas por m2, estes são apenas alguns singelos exemplos de como é legítimo protestar contra tão flagrante discriminação positiva, provando que, lamentavelmente, de laico o país pouco tem.
Por fim, e a julgar pela imagem comovente que encabeça esta diatribe, suspeito que a ingestão de hóstias não seja benéfica para a inteligência e, como digestivo amuleto, já conheceu melhores dias! Em nome do Pai...

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

Seguindo o "argumento" do teu texto de ontem, se a ASAE atacar a ICAR, eu cá estarei para achar que a ICAR é a mais pia instituição religiosa e não-religiosa do Universo.

10:33 da tarde  
Blogger Pedro Vitoria said...

Muito, mas muito bom post :)

12:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home