segunda-feira, maio 26, 2008

Portugal neoliberal

A objectividade dos dados estatísticos desmascara e desmonta a retórica cínica e de circunstância que pauta os discursos neoliberais de PS, PSD e CDS: pela enésima vez, somos informados de que, no contexto dos países da UE, a desigualdade em Portugal é ímpar e aproxima-se mais das escandalosas assimetrias sociais que existem nos EUA do que dos países europeus em que o Estado social ainda vai sendo uma realidade. Com efeito, o modelo de desenvolvimento português teima em basear-se no aprofundamento da desigualdade na distribuição dos rendimentos e no agravamento da carga fiscal, ignorando convenientemente a constatação inequívoca de que o desenvolvimento económico (o famoso PIB) é maior nos países com menos desigualdade na distribuição do rendimento. Quem ensina a esta tralha de políticos que nos (des)governam que é nos países com menor desigualdade salarial antes dos impostos que mais se investe em despesas sociais e em que se registam menores taxas de desemprego?
E é assim que Portugal é já um paraíso para a desmesurada acumulação de capital nas mãos de uma pequena minoria obscenamente privilegiada, à custa da precariedade das condições de subsistência da maioria da população. O que Sócrates e o PS têm feito é dar sequência e livre curso às ideias do PSD e do CDS - daí a crise de identidade e de liderança que aflige estes partidos de direita -, aproveitando-se do Estado para o destruir e desmantelar por dentro em favor de interesses privados.
Que mais provas são precisas para se provar que o capitalismo é uma forma de parasitismo económico e uma violência social? Definitivamente, este país não é para honestos!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

mas... o que é que não é para honestos? este país ou este sistema?

11:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home