quarta-feira, julho 02, 2008

Em ninho de cucos / 21

Como se comprova pela notícia, Cavaco Silva foi ao Vaticano reunir com o representante de Deus na Terra. Entre os pontos da ordem de trabalhos constou a regulamentação da Concordata, que isto de amizades é muito bonito mas só se houver alguma compensação que valha a pena, mesmo que os benefícios não sejam tão proveitosos como a Concordata de 1929 com Mussolini - não se entra no céu por dá cá aquela palha nem se fazem discriminações entre ditadores e democratas...
Mas os dois chefes de Estado conferenciaram igualmente sobre o estado do mundo e, nessa conformidade, decerto abordaram a pedofilia do clero católico, as finanças da Santa Sé, a saudade sentida pelo Estado Novo, pelo «dia da raça», por Salazar e o cardeal Cerejeira, pela Inquisição em Portugal e a matança de judeus, hereges, bruxas e homossexuais; isso para não aumentar a latitude dos vaticanos feitos e rememorar a Contra-Reforma, a chacina dos cátaros no Languedoc pelo papa Inocêncio III, o genocídio de culturas na América, em África ou na Ásia, a «Taxa Camarae» com que o papa Leão X ficou para a posteridade como um dos maiores sovinas e ladrões da história, as rentabilíssimas bulas (Cavaco ofereceu mesmo ao papa um exemplar encaixilhado da bula concedida a Afonso Henriques pelo papa Alexandre III) que encheram os sagrados cofres papais, entre tantos outros feitos que abrilhantam e dignificam o esplendor da santa madre igreja católica romana.
Será que Bento XVI mostrou ao nosso presidente as salas e os quartos onde durante séculos se fizeram banquetes e orgias e onde incontáveis papas - como, e só para citar alguns por ordem cronológica, Sotero, Cornélio, João VIII, Adriano III, Romano, Bento IV, Sérgio III, João X, João XI, João XII, Leão VIII, Clemente VI, Alexandre VI, etc. - «paparam» adolescentes, adúlteras e meretrizes? Ou as caves onde se realizaram autos-de-fé e se sentenciaram com a morte milhares de inocentes?
Enquanto se fizerem estas visitas oficiais aos presumíveis e presumidos sucessores de Pedro, há mesmo muitas razões para se falar sobre o estado do mundo!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger morffina said...

E há ainda quem consiga "papar", calar e "engolir" esta gente.

Abraço

2:59 da tarde  
Blogger morffina said...

Onde se lê "calar", deve-se ler, "calar-se"

3:00 da tarde  
Blogger Ai meu Deus said...

...o que prova que os papas eram homens de tomates no sítio. E que tu tens é inveja...

12:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home