sexta-feira, junho 27, 2008

Justiça esmurrada

Não sou dos que defendem uma regressão indeterminada de causas para explicarem os fenómenos que se vão insinuando na espuma dos dias, nem partilho a visão simplista e redutora dos que atribuem uma ou duas causas para explicarem um facto ou acontecimento. Mas ver que, como ocorreu em Santa Maria da Feira, já nem os magistrados escapam a agressões, em pleno tribunal - que presumo ser um espaço com permanente presença policial -, suscita reservas à efectiva autoridade do Estado e à segurança de pessoas e bens. E não foi um caso isolado, mas mais uma andorinha a esvoaçar num bando que se avoluma nesta Primavera lusa.
Embora a culpa de tal gravoso contexto não seja do aquecimento global, o clima social em Portugal afigura-se tão problemático como o clima ambiental, degradando-se, a cada mês que passa, a confiança recíproca entre os cidadãos, agravada sobretudo por razões económicas (subida do custo de vida, desemprego, extrema precariedade e flexibilidade laborais, etc.) e políticas (insensibilidade social, manutenção das condições assimétricas de distribuição de benefícios e privilégios, etc.). Ora, a recente agressão a dois juízes é uma ponta de um icebergue que faz de Portugal um Titanic iminente, tal é a crescente instabilidade social, em grande medida provocada pela incompetência do Governo, promotor de laxismos, facilitismos, negligências e impunidades nos diversos sectores de que se faz um país organizado.
Os telejornais são um desfile de confrangedoras desgraças, reagindo o poder com um pouco envergonhado assobiar para o ar. Talvez o panorama se invertesse se os insolentes agressores e violadores da ordem pública se lembrassem de descarregar o fel sobre os tubarões mandantes e, claro, estes se lembrassem de dispensar os seus robustos e omnipresentes guarda-costas. Entretanto, paga o justo pelo pecador - ou não estivesse a justiça... esmurrada!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

Ó pá!!! Não te preocupes! A nossa Rainha, digo, Primeira-dama pediu ao representante de Deus na Terra para que intercedesse por nós junto ao Dito Cujo. Estamos safos! :)

Abraço

1:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home