quinta-feira, junho 19, 2008

Portugal 2 - Alemanha 3

Acabou mais um sonho em ser campeão europeu, acordados que fomos pelo knock out alemão e falhando uma vez mais nos momentos decisivos: foi uma selecção que não funcionou, esteve sem chama e descoordenada, mesmo jogando frente a uma Alemanha desgastada fisicamente (jogaram na 2ª feira) e órfã de Frings, que precisou apenas de 26 minutos para marcar dois golos, beneficiando de uma incrível passividade defensiva lusa (que mal esteve Paulo Ferreira, batido sempre por Schweinsteigger, talvez o melhor em campo) e de perdas de bola displicentes a meio-campo. Não se aprendeu com os erros passados e recentes e os golos sofridos de cabeça na sequência de lances de bola parada repetem-se - Ricardo na baliza confirmou as fraquezas de que padece ao sair às bolas cruzadas, provando ser o elo mais fraco e não ter lugar na selecção (só as limitações técnicas e a teimosia de Scolari o justifica), o que tinha sido já premonitoriamente vaticinado por Matthäus e Schweinsteigger. A péssima primeira parte foi determinante na derrota e mesmo que o terceiro golo adversário, de Ballack, seja irregular (empurrou Paulo Ferreira), pouco se podia esperar de uma selecção que passou sofregamente o tempo a correr atrás do prejuízo.
Foi mais uma lição germânica de pragmatismo e eficácia que, a julgar pela tradição, de pouco servirá à nossa selecção em jogos futuros. Impressionou a forma como a simplicidade de processos dos jogadores alemães anulou mais uma vez o futebol excessivamente rendilhado e barroco de Portugal e explorou as nossas fraquezas. O próximo treinador do Chelsea sai próximo da porta do cavalo e duvido que os ares londrinos lhe vão ser favoráveis. Já agora, que o próximo seleccionador seja Zico ou Manuel José...
O hábito do fracasso tem a vantagem de minimizar a tristeza. Porém, há que voltar a despertar para a dura realidade: Portugal perdeu, ainda não é desta que ganha um «caneco» e... Sócrates ainda é primeiro-ministro!

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agora sim é que ficava bem dizer, ao Ricardo e ao Scolari: porque não te calhas? Ao 1º só faltou resolver de calcanhar, qualquer Pedro Roma faria melhor figura neste euro 2008, sai mal, é mal batido, em fim um nódoa. Ao 2º de facto quem o apoiaria, em tanta asneira como treinador há… o Mortosa e o Madail de sempre!. Realmente quem tem tanto talento à disposição e o melhor que consegue é criar um grupo de vaidosos e meninos mimados. Só mesmo esta selecção, pra cobrar bilhete para assistir ao treino, irra que já era de mais. Realmente, isto é hora Sr. Filipão? dedique-se à vinicultura, bom mas longe de Portugal, caso contrário vai dar cabo dos nossos preciosos néctares. De facto isto é hora de partir Sr. Filipão. Nunca encarei com esse daí, sempre me pareceu um pouco metido a besta. Estar de saída, é bom também, é bom também. Não mandem outro prefeito igual a esse daí, vai ser mau também, vai ser mau também. Todos devemos por o lenço branco na janela e no popó de fim de semana pra apoiar a sua saída. Ufff. Quando é que vamos ter um país de jeito. B M A

12:51 da manhã  
Blogger Ai meu Deus said...

a coisa foi tão grave que até o blogger me impediu, na hora, de deixar aqui o comentário que escrevi e que é simplesmente um acto de compadecimento (diz-se assim?):

deixa lá, pá! a tua selecção perdeu, pá, mas para a próxima ganha, pá! talvez entretanto o Mourinho deixe de ter a tusa necessária para treinar uma equipa qualquer e faça aquilo que em tempos disse que qualquer um sabe fazer: treinar a selecção. Nessa altura, garanto-te, a tua selecção (a selecção de Portugal) há-de ganhar.

11:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home