sexta-feira, junho 30, 2006

Quando o ambiente estorva a poluição capitalista

Li com apreensão a seguinte notícia inclusa na edição de ontem do pasquim do Sr. Fernandes:
"Portugal tinha de apresentar à Comissão Europeia, até amanhã, o Plano Nacional de Alocação de Licenças de Emissão (PNALE), que distribui os direitos de poluição com dióxido de carbono pelas indústrias. O Governo não vai cumprir o prazo, dada a dificuldade de entendimento entre o Ambiente e a Economia sobre o total de licenças a atribuir. A versão do PNALE colocada no princípio do mês em discussão pública é tida pelo Ministério da Economia como um documento do Ministério do Ambiente e que é preciso emendar. A indústria está insatisfeita e reclama mais direitos de emissões. O que está a ser negociado é a introdução de mais medidas no Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), que reduzam o impacto das emissões de outros sectores, eventualmente nos transportes. Isto permitiria à indústria poluir mais e também acomodar novos investimentos com grandes emissões de carbono, como a expansão da refinaria da GALP em Sines e novas centrais eléctricas a gás natural. (...) A associação patronal [CIP] não aceita o novo PNALE, está contra os obstáculos ambientais à construção de novas barragens e à instalação de projectos turísticos na costa alentejana, no Alqueva, no Douro, e ataca ainda a nova Lei da Água. «A economia está completamente asfixiada», diz Francisco Van Zeller, presidente da CIP."
Por este andar, asfixiados vamos andar todos nós com o modo criminoso como se adoptam modelos de desenvolvimento económico incompatíveis com questões ambientais, sabendo como sabemos que Portugal é já um dos maiores poluidores no mundo. Afinal, como bons aliados dos Estados Unidos que temos sido, há que mandar às malvas o Protocolo de Quioto. E como irá ser quando os recursos do planeta estiverem irreversivelmente esgotados?
Esta questão preocupante desemboca na decana civilizacional apologia de uma irrefutável confiança no capitalismo globalizado, o qual é um perigo para a democracia - e, em geral, para as sociedades abertas e os Estados de direito -, comparável mesmo com ideologias totalitárias dominantes num passado recente e remoto. Aliás, esta asserção é defendida em «A Crise do Capitalismo Global - A sociedade aberta ameaçada», de George Soros, um insuspeito especulador bolsista, advogado do sistema capitalista.
Localizando a problemática, acontece que, em Portugal, os grandes empresários não se contentam com as indulgências e benefícios de que são destinatários da mercê subserviente do poder político - favorecimento do poder económico esse que se constitui como um proteccionismo paradoxalmente oposto à economia de mercado pura e dura, que dizem defender - e, pela voz mais mediatizada de Belmiro de Azevedo, recorrentemente e até à náusea se ouvem declarações insolentes e depreciativas da legitimidade política na regulação da res pública e que, por extensão, ferem a dignidade da soberania popular e da própria democracia. A arrogância do Tio Patinhas marcoense chega ao ponto de propor uma nova Constituição que entronize de vez a ditadura do poder económico e que emagreça e subalternize o poder político (aventa a ideia de um primeiro-ministro, dez ministros e cem deputados, e talvez ainda quisesse acrescentar que tal estrutura fosse composta por quadros da Sonae escolhidos por si e o Estado deixasse de gastar dinheiro em eleições!) - estamos perante mais um avanço na configuração ideológica do sistema democrático...
Com isso, Belmiro e seus pares matariam vários coelhos de uma só cajadada, permitindo-lhes acumular ainda mais capital (veja-se o sector bancário) num quadro de baixos salários e consequente elevada taxa de poupança, imunes que estariam ao escrutínio eleitoral que lhes tiraria qualquer preocupação e sensibilidade para promover valores sociais e políticos (veja-se o caso da Opel da Azambuja).
O caminho mostra-se sinuoso na concretização efectiva de um desenvolvimento sustentado que conjugue harmoniosamente a protecção ambiental com a adequada criação, produção e justa distribuição de riqueza, e dúvidas não tenho de que será por obra do capitalismo globalizado que a teoria económica marxista ressuscitará do adormecimento provocado pelas ilusões construídas à volta da queda do muro berlinense. Como dizem os ancestrais aforismos, "quem com ferros mata, com ferros morre" e "o feitiço volta-se sempre contra o feiticeiro"! Saibamos interpretar o mito de Sísifo...

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

http://www.sonaeindustria.com/port/ambiente.htm
Isto não tem muito a ver com o post (ou até tem), mas para quem quiser aconselho a visitar este site para verificar o exemplo de um sistema de gestão ambiental bem implementado. Afinal o "Tio Patinhas marcoense" tb dá lições ambientais... e não condena ninguém ao inferno com trabalhos inúteis!

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Creation discount personalized site software web coach eyeglass case Cisco 3550 extended ping drops packets Adrianna papell formal dresses Fisherman photo frame maternity clothes teen Email marketing for dummies Car gps auto cheap insurance kick space heaters

7:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home