quinta-feira, abril 03, 2008

Do convento para o ministério

As coisas compreendem-se melhor quanto mais numerosas forem as peças do puzzle: agora tenho a comprovação de que, conforme eu suspeitava, a actual ministra da Educação demonstra possuir mais vocação para gerir instituições monásticas. Educada por freiras, Lurdes Rodrigues dava um excepcional case study de psicanálise se se deitasse no divã. Afinal, tudo se conjuga e coordena naquele ar seráfico de beata, nas suas convicções tão profundas e inabaláveis, praticamente místicas, de padroeira redentora dos profanos pecados educativos. O seu tom de voz tem a sacra solenidade de uma oração; dos castos passos do seu andar transparece uma peregrinação rumo a um idílio prometido, qual reino dos céus, expurgado dos diabólicos docentes, sindicalistas e demais comunistas. A sua postura é a de combatente sofredora na defesa dos insondáveis desígnios legislativos que quer impor, só comparáveis às santas revelações ditadas por Iavé aos profetas.
Pena que esta antiga aluna de um colégio de freiras não tenha ido para madre superiora, pois tem vocação de austera eremita - tal é o seu alheamento da concreta imanência - e, por outro lado, a sua ignorância da realidade escolar e educativa não se resolve com o Curso Comercial que tirou, nem a partir do límbico pedestal em que se acomoda nem da divina transcendência que a ilumina. E é talvez por isso que se ganhou uma péssima ministra à custa da perda de uma potencial santa, especialista e mártir de outros comércios...
A bem dizer, a católica confraria não tem as virtudes das escolas de futebol, tão ineficaz é na descoberta de vocações, como por este caso se confirma - Lurdes Rodrigues bem podia ser o Figo ou o Ronaldo da santidade e dos futuros altares dos súbditos do Papa, como Nossa Senhora das Aberrações!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

ai querias que ela se deitasse no divã?! p'ra quê, seu malandro?

11:54 da tarde  
Blogger Liliana Matos said...

Olá, professor:
As aulas vão bem, mas a época de frequências já começou e então não tenho muito tempo.
Mas mais do que isso, eu escrevo quando apenas sou "invadida" por algo que não sei o que é. E nestes últimos tempos não tenho recebido nenhuma visita :)
Se calhar é mesmo falta de asas...
Obrigada por continuar um leitor do "Não sei nada...".

Bjs

Até sempre

Liliana Matos

8:32 da manhã  
Blogger morffina said...

A sua falta de "dinheiro mexicano" já vem de longe. Influências de um Pseudo-Harém ...

7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home