sexta-feira, abril 04, 2008

Figura de urso

Ontem, durante a pausa para almoço, um dos meus comensais colegas comentou que tinha lido na última edição do «Expresso» um dos mais imbecis e cretinos artigos de opinião jamais publicados na história da imprensa escrita nacional, digno de ombrear com as boçalidades típicas de um César das Neves. Aguçado pela concomitante curiosidade gerada por tão desprestigiante e apodíctico julgamento, fui ler online o controverso artigo e, confesso, fiquei siderado pelo rudimentar primitivismo intelectual que ele expressa. Não pensava que o «Expresso» descesse ao ponto de dar cobertura e difusão a tão impudente idiotice, a tão dissoluta ignorância verberada por Henrique Raposo - há, convém reconhecer, que ter coragem!
Por exemplo, a dado momento afirma o escriba que o programa «Minuto Verde», da RTP, "é uma espécie de Alcorão ecologista". Curiosa analogia e curiosa omissão do porquê de não ser igualmente uma «espécie de Bíblia ecologista». E, mais à frente, e no contexto de uma diatribe dirigida à Quercus, o bem pensante colunista declara que esta instituição "ama o ambiente enquanto odeia a sociedade onde vive; ama a bicharada árctica enquanto despreza todos os meus hábitos. Querem o quê? Que deixe de tomar banho em nome da fraternidade que une homens e ursos? Lamento: entre o sacrossanto gelo do Árctico e a heresia ecologicamente incorrecta, escolho a segunda. Nunca um urso polar me pagou um copo pela Páscoa." Perante tamanho exemplo de egoísmo e da mais rasteira ética utilitarista, afigura-se-me que é o Henrique Raposo - nem o seu apelido de animal o sensibiliza e solidariza ecologicamente! - que faz triste figura de urso patrocinada pelo «Expresso». Terá ele andado a beber copos a mais na Páscoa? Pena tanto desperdício de tinta, papel e... água do banho!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger morffina said...

Expressamente ANIMAL (no pior dos sentidos)!

7:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home