sexta-feira, março 24, 2006

Bushices


Bushice - s.m. (de Bush + suf. ice) 1. Qualidade ou estado de idiota, parvo, imbecil, energúmeno, estúpido. 2. Atitude, acto ou comportamento terrorista, impostor, mafioso, injusto. 3. Procedimento ou dito de mentiroso, oportunista, cínico, hipócrita.
O Iraque é uma caricatura de Estado. O presidente estadunidense (e o povo que o reelegeu!) é responsável directo e primeiro pela violência extrema que, desde 2003, vai pautando o quotidiano daquele país traçado a régua e esquadro no quadro de uma errada e anacrónica geometria pós-colonial. Só por bushice se pode falar em "guerra-relâmpago" - lembram-se?
A ordem pseudopolítica, tirânica e facínora de Saddam só perturbou Bush pelo fim do alinhamento daquele na defesa dos interesses do imperialismo do país deste. Que eu saiba, a dinastia Saud continua a fazer das palavras "democracia", "igualdade" ou "liberdade", elementos lexicais estranhos à política na Arábia Saudita. E à ditadura sucedeu a anarquia e a exploração económica dos recursos iraquianos, à boa maneira da estratégia sanguessuga mascarada de altruismo.
Mas este é já um debate gasto, servindo este post apenas como desabafo pela irritação que me causa essa outra invasão que bombardeia o sossego, a tranquilidade e a paz de espírito, na comodidade, pacatez e recato domésticos. De manhã à noite, do pequeno-almoço à ceia, da alvorada ao ocaso, ou o escrúpulo impele a não ouvir/ver as notícias na rádio e na televisão, ou a insensibilidade que se vai criando leva a ver com indiferença os mortos e atentados do dia no Iraque como se fossem uma mera extensão dos filmes de acção, que nunca deixam também de estar em cartaz. Para obstáculo, já basta a chuva intensa e contínua que ao longo destes dias parece não querer deixar-nos rever o disco solar, impregnando todavia da adequada cinzenta soturnidade a tristeza e melancolia que adensa a vida social e política nacional.
A vida na Terra arrisca-se, cada vez mais, a ser uma perfeita bushice...

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

In case Mr Bush reads my dear friends blog.

Mr Bush you have not only struck oil. You have struck down a nation's pride, a religion's dignity, and above all, you have struck down thousands of lives.

If you're really such a believer, then how can you sleep at night and look yourself in the mirror in the morning.

To the majority of the American people: One mistake is somewhat acceptable, two is stupidity at its utmost. Like the proverb says: Better a bird in the hand than to in the Bush!

I hope you can read and think ... but I really doubt it.

11:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home