sexta-feira, outubro 12, 2007

Santíssima imbecilidade

A propósito da nova igreja de filial romana, li hoje no JN duas citações de prelados papistas que me deixaram estarrecido: uma pela infelicidade na analogia que convoca; a outra pela desfaçatez e impudência própria de quem do mundo e da vida aparenta ter somente uma sobranceira perspectiva de sacristia.
Afirma António Marto, bispo de Leiria-Fátima:
"Os gastos ficam relativizados se os compararmos com os do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, ou os da Casa da Música, no Porto."
Deve andar pálida e desvanecida a divina luz que ilumina este religioso, pois se esqueceu de, já agora, divulgar quais são as conferências, congressos, palestras, simpósios, exposições de arte temporárias e permanentes que irão ter lugar na novel estrutura agora inaugurada, ou quais os concertos agendados e quais as bandas e orquestras que nela vão actuar. Com efeito, incorrer no sofisma da falácia da analogia, comparando o incomparável, é um comportamento de profunda desonestidade intelectual, o que, vendo bem, nem é de estranhar num membro de uma hierarquia tão sórdida como é a católica.
E que dizer da seguinte asserção de Luciano Guerra, anoso «monsenhor» reitor do anjódromo de Ourém (mais conhecido por Santuário de Fátima), que reza assim:
"A Igreja da Santíssima Trindade é uma construção humilde e foi pensada para o bem-estar dos milhares de peregrinos."
Ora, 70 milhões de euros são, efectivamente, uma simples e modesta maquia, sobretudo para quem diz viver de esmolas. Fico até admirado por que os arrumadores de carros, congéneres da vaticana gente na profissional angariação de caridosas retribuições, não são já também bem sucedidos cidadãos - talvez não tenham tanto jeito para o negócio ou careçam de um curso de teologia... E, sendo uma construção pensada na tranquila comodidade dos romeiros, presumo que tenha bar e lavabos (o CCB e a Casa da Música têm!) e, em dias e noites de inóspita invernia, não feche as portas aos carentes de abrigo e provavelmente um pouquinho mais humildes que a santa madre igreja.
A disfunção mental de bípedes assim só poderia redundar em afirmações tão desprovidas de senso e simultaneamente atentatórias da inteligência e da pobreza, sobretudo por quem o que de borla ainda vai dando são pouco frugais hóstias... pagas com a correspondente esmola! Tantas partículas de pão ázimo parecem fazer mal à saúde psíquica dos seguidores da inquinada doutrina católica; e seria interessante erigir uma outra humilde igreja em honra dos senhores Marto e Guerra, baptizada de «Igreja da Santíssima Imbecilidade»!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Ai meu Deus said...

Ai Jesus! não tens emenda! valha-te Deus!

Um abraço de perdão (vai à missa dominical amanhã, que Deus te perdoará).

10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home